top of page

Colapso da Celsius acelera ritmo de derretimento das criptomoedas

Uma das mais importantes plataformas de empréstimos de criptomoedas, a Celsius interrompeu indefinidamente todos os saques e transferências entre contas.



O Bitcoin caiu mais de 10% e as moedas alternativas (conhecidas como altcoins) seguiram a tendência da maior criptomoeda de mercado depois que uma grande plataforma de empréstimo de criptomoedas, a Celsius, disse que pausaria os saques e transferências entre contas.


Às 08h48 da segunda-feira (13), Bitcoin era negociado na mínima das 24 horas anteriores, com queda de 14,03%, a US$ 23.630, o menor preço desde dezembro de 2020, enquanto o Ethereum caía 18,66% e Cardano, Solana e Dogecoin recuavam respectivamente 13,56%, 19,25% e 18,98%.


A Celsius havia dito no domingo que pausaria "todos os saques, swaps e transferências entre contas" citando "condições extremas de mercado", sem especificar mais.


O fundador e CEO da Celsius, Alex Mashinsky, negou vigorosamente apenas 24 horas antes que a rede estivesse tendo problemas para atender aos pedidos de resgate.


"Você conhece mesmo uma pessoa que tem um problema de retirada de Celsius?" Mashinsky disse via Twitter em resposta à menção de outro usuário sobre investidores de varejo tendo problemas para retirar seus ativos da Celsius.


Ele acusou o usuário de espalhar "FUD e desinformação". FUD é o acrônimo com as letras iniciais de Medo, Incerteza e Dúvida em inglês, e é usado principalmente como um termo pejorativo contra qualquer pessoa que expresse ceticismo sobre criptomoedas.


A Celsius não deu nenhum prazo para retomar seus serviços. dizendo que: "Há muito trabalho pela frente, pois consideramos várias opções, esse processo levará tempo e poderá haver atrasos".


O próprio token da Celsius perdeu mais 50% no início do pregão de segunda-feira e perdeu quase 95% de seu valor desde o final de março, a maior parte disso após o colapso do sistema Terra-Luna semear dúvidas sobre o sustentabilidade das redes construídas em torno das promessas de altas recompensas de 'staking' de curto prazo.


O modelo de negócios da Celsius foi construído para oferecer aos clientes altos rendimentos por seus depósitos de criptomoedas, que são emprestados a outras empresas de criptomoedas. O modelo teve problemas com os reguladores dos EUA que veem esses empréstimos como títulos não registrados. Pelo menos, quatro estados emitiram cartas de cessar e desistir para Celsius até setembro passado, de acordo com Decrypt.co. Enquanto isso, uma ameaça semelhante da Securities and Exchanges Commission foi suficiente para impedir a Coinbase (NASDAQ:COIN) (SA:C2OI34) de prosseguir com uma oferta semelhante.


As criptomoedas, em geral, ficaram sob pressão sustentada nas últimas semanas, à medida que o ritmo de aperto da política monetária em todo o mundo aumentou, tornando mais caro financiar investimentos em criptomoedas com a moeda fiduciária tradicional. Isso se tornou ainda mais um problema na sexta-feira, quando a inflação ao consumidor dos EUA para maio novamente superaram as expectativas, levando à especulação de que o Federal Reserve pode aumentar suas principais taxas de juros em 75 pontos base esta semana, em vez dos 50 anteriormente esperados.


Fonte: Investing.com

Comments


bottom of page