top of page

O que são altcoins? Vale a pena investir?

Toda criptomoeda que não seja o Bitcoin (BTC) é chamada de altcoin. O termo relembra investidores de que o Bitcoin é a moeda mais dominante do mercado cripto



Diversos investidores buscam outros criptoativos além do Bitcoin para diversificar suas carteiras. Qualquer criptoativo diferente do Bitcoin é conhecido como altcoin, do inglês "alternative coin" (moeda alternativa). No mercado, podemos encontrar vários tipos de altcoins, algumas baseadas em mineração, outras em tokens de segurança, stablecoin e tokens de utilidade.


Como surgiram e como funcionam as altcoins?


A ideia ganhou vida quando um grupo chamado Cyberpunk estava em busca de uma maneira de criar uma moeda alternativa ao sistema monetário tradicional. A partir daí, eventos foram surgindo e alguns desenhos dessas moedas foram criados, dos quais podemos destacar o Bitcoin. Tempos depois de o Bitcoin surgir, nasceu a Namecoin, a primeira altcoin a possuir a proposta de “substituir” o Bitcoin. Após ela, várias outras foram criadas.


Sobre seu funcionamento, uma altcoin usualmente possui uma proposta diferente da do Bitcoin, embora algumas delas também usem o ”protocolo de confiança” conhecido como blockchain, tecnologia utilizada pelo Bitcoin. No entanto, existem várias dessas moedas que possuem sistemas de segurança e registro completamente diferentes do blockchain.


Quais são as vantagens das altcoins?


A principal vantagem das altcoins é o seu preço menor, comparado ao valor em que o Bitcoin é negociado. Ou seja, podemos considerá-las moedas digitais mais acessíveis. Inclusive, algumas stablecoins trazem a vantagem de serem pareadas a moedas fortes, como o dólar, por exemplo. Esse tipo de altcoin geralmente traz mais segurança para seus investidores.


No entanto, é importante destacar que, assim como o Bitcoin, as altcoins também não são reguladas, o que faz com que elas também possuam variação de valor e podem ter sua liquidez de investimento comprometida.


Como adquirir altcoins?


Assim como o Bitcoin, você pode adquirir altcoins pelo modelo P2P, ou seja, pela compra direta feita entre dois usuários, ou então através de uma exchange (corretora) de criptomoedas. Para efetuar a compra, basta criar uma conta na exchange de sua preferência, realizar um depósito e comprar a quantidade que você deseja, de acordo com a cotação do dia.

Comments


bottom of page