A operação envolve a Kuna, a bolsa ucraniana que disponibilizou endereços para doação, dois ministérios, cinco signatários e vários outros funcionários do governo.
O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia está facilitando a compra de equipamentos militares com criptomoedas, como forma de atender demandas do Ministério da Defesa, afirmou Alex Bornyakov, vice-ministro.
A operação envolve a Kuna, a bolsa ucraniana que configurou os endereços de doação; dois ministérios; cinco signatários e vários outros funcionários do governo como atores-chave.
Pelo menos três dos cinco signatários autorizados precisam aprovar qualquer despesa dos fundos de criptomoedas da Ucrânia.
O processo foi implementado para evitar uma situação em que os signatários fiquem presos em bunkers ou incomunicáveis.
“A maioria das pessoas está na Ucrânia. E é uma situação terrível agora. A zona de guerra está em diferentes partes da Ucrânia.
É possível que as pessoas estejam em um abrigo ou possam perder a conexão por dias e, portanto, temos que ter um plano de redundância caso alguém não possa entrar em contato”, disse Bornyakov.
O ministério está trabalhando com a bolsa Kuna da Ucrânia em uma parceria público-privada, uma vez que a bolsa já tinha uma infraestrutura para receber os fundos ou realizar transações em nome do governo.
O que também ajuda a Ucrânia é que alguns de seus fornecedores estão dispostos a aceitar pagamentos de criptomoedas diretamente.
“Alguns dos fornecedores militares têm contas em criptomoedas. Na verdade, alguns deles têm empresas e contas bancárias em jurisdições onde as criptomoedas são permitidas.
E eles podem obter criptomoedas em ethereum, bitcoin e, claro, em algumas stablecoins”, disse Bornyakov.
Para o ministro, as criptomoedas têm sido uma ferramenta mais flexível e barata do que as transferências bancárias.
“É mais fácil, não complicado, transparente e mais rápido em comparação com uma transação SWIFT, que pode levar mais de um dia”, afirmou.
A Ucrânia opera uma carteira de múltiplas assinaturas para controlar as criptomoedas doadas, afirmou Bornyakov.
“Não posso dizer quem controla a carteira multi-sig, pois é uma questão de segurança. Nós nos mudamos para um local seguro porque é impossível. Algumas vezes por dia há ataques aéreos, sirenes, então temos que entrar no abrigo.”, disse Bornyakov.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, não parece estar envolvido nessas compras.
“Nós não falamos com ele diretamente. Há uma grande estrutura e há pessoas que estão tomando essa decisão. Não sei.
Eles são mais como uma caixa preta para mim. Conheço pessoas que foram nomeadas e que disseram que você tem que lidar com esse cara”, disse Bornyakov.
A Ucrânia não revelou uma lista completa de onde as doações de criptomoedas estão sendo gastas para “fins de segurança”, mas Bornyakov prometeu fazê-lo no futuro.
“Neste momento não podemos simplesmente colocar uma lista do que compramos porque o inimigo está observando”.
Fonte: Criptonizando
Comments