top of page

Ucrânia suspende sistema monetário e população busca stablecoin do dólar

A Lei Marcial trouxe um problema a mais para a população que precisa de dinheiro para fugir do país em guerra.



Após a Rússia iniciar a invasão militar à Ucrânia, o presidente do país, Volodymyr Zelensky, decretou Lei Marcial em todo o território ucraniano na última quinta-feira (24).


De acordo com as novas regras, os saques em moeda estrangeira, como o dollar e o euro, estão suspensos por todas as instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço.


A ordem governamental também proibiu temporariamente a utilização do dinheiro eletrônico, incluindo transações básicas do cotidiano, como transferências bancárias.


Além disso, o decreto também dispõe sobre limitações para as quantidades de moeda local que podem ser retiradas em caixas eletrônicos.


Nesse sentido, o presidente do banco central ucraniano, Kyrylo Shevchenko, limitou os saques diários na moeda local a 100.000 hryvnias, cerca de 3.356,67 dólares.


A Lei Marcial é uma norma implementada em cenários de guerra, que substitui a constituição e autoridades civis por leis militares emergênciais.


As medidas pegaram de surpresa as pessoas que faziam fila para tentar sacar dinheiro para comprar água, comida e demais mantimentos em Kiev e outras cidades.


A hryvnia, moeda nacional da Ucrânia que vinha sofrendo com a queda de quase dois dígitos desde o início do ano, caiu mais 3% nesta semana.


Assim, o conjunto de proibições do estado trouxe um problema a mais para a população que precisa de dinheiro para fugir do país em guerra.


Criptomoedas, única solução para a Ucrânia


Segundo matéria veiculada pela CNBC, a Kuna, maior corretora de criptomoedas da Ucrânia, tem sido buscada principalmente para a obtenção da stablecoin Tether (USDT).


A demanda pela moeda digital no país é tão grande que a força compradora na exchange está aceitando pagar mais caro que o valor da cotação do dólar.


O CEO da Exchange ucraniana, em entrevista à CNBC, afirmou que a única opção amplamente disponível à população neste momento são as criptomoedas.


“Nós não confiamos no sistema bancário. Nós não confiamos na moeda local. A maioria da população não tem nada para escolher além das criptomoeda.”


A saber, o Tether é uma stablecoin. O termo é utilizado para batizar aquelas criptomoedas que são lastreadas em alguma moeda física.


Por fim, o Tether, que é uma moeda lastreada no dólar americano, é a opção neste momento em que não é possível obter moedas estrangeiras.


Fonte: Criptonizando

コメント


bottom of page